DA FUNDAÇÃO AO TEMPO DE DOMICIANO: A HISTÓRIA DE ROMA ANTIGA

“A ação de Roma sente-se em todos os domínios: espaços nacionais e políticos, estética e moral, valores de todos os tipos, sistema jurídico dos Estados, usos e costumes da vida quotidiana. A própria vida religiosa conserva a marca de Roma."

Pierre Grimal

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Estamos muito mal-informados a respeito de como se processou o crescimento de Roma no seu início e grande parte do que se diz dos reinados destes sete reis não é possível de ser aferido historicamente.

Não obstante, algumas considerações históricas podem ser feitas sobre esta época tão remota na qual está a gênese de Roma e onde podem ser encontradas as origens dos caracteres essenciais desta civilização.

São estas informações que o professor Lucas Lancaster vai abordar neste curso, levando em conta que duas compreensões são necessárias: Roma era uma cidade-estado, não um Império; a necessária compreensão do espaço geográfico ocupado por Roma – as sete colinas.

• Aula 1. O mito fundacional de Roma

• Aula 2. A Monarquia Romana

• Aula 3. A República Romana parte I (509 - 264 a.C.)

• Aula 4. A República Romana parte II (264 a.C. - 88 a.C.)

• Aula 5. A República Romana parte III (88 a.C. - 27 a.C.)

• Aula 6. O século de Augusto (27 a.C - 14 d.C.)

• Aula 7. Os imperadores do século I: de Tibério a Domiciano

AULAS DO CURSO

ASSISTA À PRIMEIRA AULA DO CURSO:

CURSO EXCLUSIVO DA ASSINATURA DA ESCOLA DE HISTÓRIA DA IGREJA